Para a maior parte dos gestores sociais, indicador de desempenho
é sinônimo de desafio. Para alguns, ainda significa burocracia e matematização
– a tentativa de quantificar o que, para eles, seria impossível de quantificar.
Só que muitos desses entendimentos sobre indicadores são mitos. Indicadores
podem ser ferramentas bastante práticas, simples e adequadas para mensurar,
descrever e, especialmente, comunicar os resultados e as qualidades de um
projeto. Um indicador de desempenho não precisar ser necessariamente, um
“número”, ele pode ser uma descrição de quadros (marcos zeros) antes e depois,
dai vale ressaltar que a qualidade dos registros, mesmo os descritivos,
precisam melhorar também, e não são burocracias!
Um dos maiores desafios para a sustentabilidade de uma
organização social hoje é o de comunicar resultados. É uma expectativa de
parceiros, beneficiários, investidores e da sociedade: que as instituições
sejam capazes de demonstrar com clareza e objetividade quais são os reais
impactos de suas atividades.
O foco das estratégias de comunicação, no entanto, continua
sendo, em geral, as atividades e metodologias. Mas, e é isso que a maior parte
das pessoas se perguntam, em que medida essas atividades e metodologias são
efetivas, por mais inovadoras e bonitas que sejam? Elas resolvem ou contribuem
para resolver os problemas que justificaram a sua criação e os investimentos
feitos?
Indicadores ajudam a responder esses questionamentos. Porque
descrevem os resultados das atividades realizadas. Tanto os resultados
operacionais, que demonstram que os investimentos foram, de fato, destinados à
realização de atividades, como os impactos positivos dos projetos e ações,
destacando que os investimentos e todos os esforços dedicados foram relevantes,
pertinentes e que se justificaram. No fim das contas, as organizações precisam
mostrar que seus projetos causam transformações reais nas realidades de pessoas
e comunidades. E que essas transformações são proporcionais e merecem a atenção
e os recursos aportados por parceiros.
Além disso, indicadores são subsídios essenciais para os
gestores. Porque reúnem informações necessárias para melhorar a tomada de
decisões. Bons gestores são os que são bem informados, os que utilizam todos os
dados disponíveis para avaliar qual é o melhor caminho. Indicadores não são
importantes apenas para comunicar os resultados, mas também como ferramentas de
gestão, alertando para os pontos fortes e fracos e para os desafios relativos
aos projetos e às atividades avaliadas.
Mas, talvez, o maior obstáculo para que os gestores criem e
apliquem indicadores de desempenho para mensurar os resultados de suas
organizações no dia a dia seja a crença de que se trata de instrumentos
complexos, frios e burocráticos, além de significarem um trabalho extra. Uma vez vencidos os preconceitos, os indicadores são na verdade aliados do
planejamento, da gestão e da comunicação estratégica.
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